Menu

                          Visite o Blog

                          Visite o Blog

No TEMA DOENÇAS AUTOIMUNES, Sandra Annenberg conversou com o médico imunologista Luiz Vicente Rizzo, no programa "Como Será?", exibido na TV Globo, dia 24/07/2019. Depois da entrevista, Daniele Linhares, de São José, Santa Catarina, enviou a seguinte pergunta ao programa:

"Olá, sou portadora de miastenia gravis, há 18 anos. Recentemente em março de 2018, desenvolvi Púrpura Trombocitopenica sem resposta aos imunossupressores. Necessitei de esplenectomia, com resposta adequada. Diante do quadro quais doenças autoimunes estão diretamente relacionadas a miastenia? E na minha família já são 3 casos, a minha tia foi diagnosticada com 78 anos com artrite reumatoide e uma prima com lúpus e posteriormente esclerose múltipla. Nesse caso o fator genético e forte?"

Resposta do médico: "Sim, parece que há um fator hereditário importante. Há uma série de genes associados com múltiplas doenças autoimunes que deveriam ser investigados na sua família. Especialmente nas crianças para efeito de melhor intervir precocemente. Quanto às doenças autoimunes associadas com a miastenia, na literatura médica estão a dermatomiosite e encefalite. Das doenças associadas, os tumores, principalmente o de Timo, são mais comuns em associação com miastenia."


Leia na íntegra:
https://g1.globo.com/como-sera/noticia/2019/07/24/confira-as-respostas-do-especialista-as-duvidas-sobre-doencas-autoimunes.ghtml