Multa por estacionamento em vagas especiais em shoppings e mercados

Agentes da CET podem multar dentro dos estacionamentos de shoppings e supermercados os motoristas que não respeitarem as vagas reservadas a idosos e deficientes ou não apresentam o cartão de permissão. A fiscalização começou em 1º de setembro de 2017. A multa é de R$ 293,47 e o motorista leva 7 pontos na carteira.

Só entre janeiro e abril, foram aplicadas 3.410 multas por estacionamento irregular em vagas para idosos e 996 multas em vagas de deficientes nas ruas.
Mas agora as vagas em estacionamentos particulares também serão fiscalizadas. É o que determina a lei federal de inclusão, mas que será aplicada pela Prefeitura.

Além dos motoristas, os estabelecimentos também vão ter que se adequar.

Para a CET poder atuar, será necessária a chamada sinalização vertical. Os estabelecimentos que não se adequarem poderão sofrer punições.
“O estabelecimento vai receber fiscalização da prefeitura regional, pode ser autuado de várias formas para cumprir a sinalização, pode inclusive atingir seu alvará de funcionamento”, explica Edison Passafaro, supervisor do departamento de mobilidade da CET.

O motorista desrespeitar as vagas especiais estará sujeito a multa de R$ 293, sete pontos na carteira e guinchamento do veículo.
A partir de 01/09/2017 a CET vai receber denúncias pelo telefone 1188.

Para usar as vagas reservadas, tanto deficientes quanto os idosos têm que ter o cartão especial, que é emitido pelo DSV. Vale ressaltar que o selo ou adesivo com o símbolo do deficiente pode até ser usado para melhor identificar o veículo, porém não isenta o veículo da multa.

Ainda não tirou o seu? Clique aqui e saiba como fazer.

Fonte: G1  - Assista o vídeo: https://globoplay.globo.com/v/6119735/